O que fazer com crianças e adolescentes na quarentena?

O Que Fazer Com Crianças e Adolescentes Na Quarentena

Calma. Eu entendo que o momento está complicado, mas nós precisamos nos esforçar para manter a calma nesse período de isolamento social. Porém, eu imagino que muitos pais devem estar se fazendo a mesma pergunta exatamente agora:  o que fazer com crianças e adolescentes na quarentena?

Então, eu tenho falado com muitos coordenadores de ensino e professores e constatei que muita gente ainda está esperando para ver o que acontece a médio e longo prazo. Em contrapartida, eu penso que devemos estar preparados para todos os cenários. Por isso, a minha proposta é ajudar todo mundo a se ajustar a essa “nova rotina”.

Por acaso, você está de homeoffice ou está indo trabalhar normalmente?

Com as aulas suspensas em algumas escolas ou férias sendo adiantadas, a situação é preocupante. A minha ideia é transmitir uma mensagem de tranquilidade para que possamos avaliar e encontrar soluções. Afinal, eu considero que meu dever como cidadão é auxiliar os pais, mães e alunos nesse período de isolamento.

Sendo assim, a atenção deve ser redobrada com os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio. Já que eu imagino que esse cenário será contornado ou minimizado até o final do ano.

Por isso, acredito que as principais universidades do país não vão alterar as datas de seus respectivos vestibulares. Ou seja, os responsáveis por esses estudantes devem entender que estão em uma fase extremamente decisiva.

E, infelizmente, muitos alunos estão parando de se dedicar porque imaginam que estejam de férias e podem relaxar. Os pais não podem permitir isso!

Precisa de um bom motivo para isso? Eu estou convicto que os alunos que serão aprovados nos vestibulares em 2020 serão aqueles que estão dando continuidade aos estudos mesmo na quarentena.

Conversas e listas de afazeres podem ser boas aliadas de pais

Porém, eu entendo que não é simples repassar essa mensagem aos jovens. Assim, eu posso indicar um exercício que sempre fiz e tem me ajudado a lidar da melhor maneira possível com a ansiedade nestes dias. Simplesmente, eu faço uma lista das coisas que tenho controle e do que não tenho controle algum.

É um processo simples que faço com meus alunos os seus pais e todo mundo se identifica. Basicamente, você deve pegar uma folha em branco e dividi-la ao meio com uma linha. De um lado, coloque aquilo que você pode solucionar e do outro o que não está ao seu alcance. Tire alguns momentos e realize essa tarefa.

Ficou com alguma dúvida? Por exemplo, eu não tenho controle para marcar a data para retomada das aulas. Na outra lista, eu já tenho controle para separar alguma parte do meu dia para promover ações que estimulem a criatividade do meu filho. É bem simples, né?

3853142 O que fazer com crianças e adolescentes na quarentena?
Foto: Free Pik

Já terminou a lista? Então, veja bem os itens que fazem parte “das coisas que você não tem controle” e risque todos! Isso mesmo. Você precisa fazer um esforço e se desapegar disso. Uma vez que você não deve mais gastar seu tempo e se estressar por algo que não mudará.

A partir daí, dá para se concentrar só naquilo que podemos controlar. Eu sei que não é nada fácil fazer isso, só que é preciso aproveitar o seu tempo de maneira saudável e produtiva. Esse exercício ajuda a ficarmos calmos e darmos atenção ao nosso planejamento.

Eu voltei a traçar um plano para os meus dias. No caso, eu quero ajudar os pais a terem ideias de o que fazer com crianças e adolescentes na quarentena. Portanto, eu estou produzindo ainda mais conteúdo educativo e gratuito.

Conversas com crianças e adolescentes

O segundo passo pode ser uma conversa franca com o seu filho. As crianças e adolescentes não entendem exatamente o que está acontecendo e é importante esclarecer essas incertezas. Eu reforço que é fundamental escutar o seu filho sem julgamento a fim de responder com clareza.

Durante a conversa, é possível revelar a verdade de modo simples. Caso a criança ainda seja muito nova, informação excessiva pode gerar ansiedade e tristeza. Além disso, não devemos gritar durante esse tipo de papo, mas permitir a criança chegue às suas próprias conclusões.

Ou seja, nós não podemos somente dar ordens sem explicar a gravidade da situação. E, ainda dá para lembrar aos jovens que as doenças sempre existiram na história. Isso significa que a humanidade já encarou crises semelhantes e foi capaz de superar. Tal como a gente, que já ficou doente e se curou ao longo da vida.

O ideal é sempre respirar fundo, abrir a mente e conversar com franqueza. Nós não devemos entrar em pânico e tampouco deixar as crianças assim. Isso porque o pânico é um dos fatores que mais influencia negativamente na nossa tomada de decisão.

E, já foi comprovado que as nossas decisões são muito mais baseadas na emoção do que na razão. Sendo assim, nós devemos tranquilizar o nosso lado emocional para lidar com esse período de isolamento social da melhor maneira possível.

O que fazer com crianças e adolescentes na quarentena?

Ao mesmo tempo em que os pais devem conversar sobre a gravidade da situação no seu estado, Brasil e no mundo, também é de vital importância que convençam os filhos a continuar com os estudos. Afinal, quarentena não é sinônimo de férias, não é?

Vale salientar que um estudo já mostrou que 20% de todo o conteúdo aprendido nas aulas é esquecido durante as férias de verão. Quando o seu filho fica algum tempo sem estímulos educativos e sem fazer lição, a memória acaba se enfraquecendo.

Então, o que fazer com crianças e adolescentes na quarentena também passa pela manutenção desse conhecimento. Isso porque todo mundo precisa estar preparado para o retorno das atividades escolares neste primeiro ou no segundo semestre.

Quer algumas dicas para ajustar o dia a dia na sua casa? Então, vamos lá!

1 – Rotina

É essencial continuar com a rotina de estudo ou adequar o dia para que o cérebro do seu filho possa compreender que ainda é preciso manter o foco. Algumas tarefas do dia a dia, como tomar café ou trocar de roupa logo ao sair da cama, devem ser mantidas para “oficializar” essa rotina mesmo em fase de isolamento social.

O Que Fazer Com Crianças e Adolescentes Na Quarentena
Foto: Free Pik

Quanto mais similar a rotina anterior a pandemia, melhor será para a adaptação da criança. Caso você tenha que fazer alguns ajustes nessa programação diária, é recomendado estabelecer horário para o estudo com alguns intervalos seja no período da manhã ou no turno da tarde. Após definir esses horários, faça um esforço para cumprir a todos!

2 – Programação alternada

Não é uma tarefa tão simples, mas dá para elaborar uma programação com pequenas modificações a cada semana. Sendo assim, se torna possível incorporar novas atividades educativas ou tarefas domésticas para atribuir um pouco mais de responsabilidade a criança, desde que esteja de acordo com a sua faixa etária.

Outra possibilidade é coletar todas essas informações e inserir em um calendário com afazeres e horários a integrantes específicos da sua família. Ou seja, você pode listar atividades e estabelecer agendas para os seus filhos facilmente. Isso pode ser feito em aplicativos, softwares ou até mesmo manualmente com ajuda do calendário.

A partir da ideia de promover pequenas alterações na rotina da família semanalmente, essas atualizações também devem ser inseridas na metodologia escolhida por você. Deu mais uma tarefa doméstica para a sua filha na terça-feira?

Anote! Ou marque na agenda dela! A ideia é não deixar essa forma de organização familiar se perder ou se tornar monótona.

3 – Atividades físicas

O que fazer com crianças e adolescentes na quarentena passa pela necessidade de gasto de energia. De alguma forma, os pais e mães precisam descobrir maneiras de entreter, divertir, movimentar e até cansar os seus filhos sem sair de casa.

Sobretudo, se a criança em questão estava habituada a treinos esportivos diários ou semanais antes do distanciamento social.

E, haja criatividade para inventar brincadeiras, jogos e disputas em espaços reduzidos e com itens nem sempre adequados. Por isso, a minha dica é a utilização de um aplicativo gratuito e de uma marca bastante conhecida.

Por acaso, você já utilizou o Nike Training? Eu cheguei a baixar em um dia que não teria tempo para ir à academia e subestimei a intensidade dos treinos disponibilizados pelo app. Afinal, o Nike Training conta com uma série de níveis de aptidão física com exercícios mais e menos intensos. Por isso, busque iniciar pelos níveis mais moderados de treinos.

Com poucos minutos e alguns cliques, você já é capaz de visualizar um treinamento completo para os seus filhos. Mas, será mesmo que precisa ser restrito aos baixinhos e aos adolescentes? Que tal transformar essa parte do dia em uma atividade familiar e colocar todo mundo para malhar na sua casa?

A prática constante de exercícios também é útil para relaxar o corpo e a mente, bem como melhorar o humor e o condicionamento físico.

Ou seja, o exercício não apenas deixa todo mundo mais saudável, como também dá aquela sensação de alegria e bem estar. Encontre uma horinha boa para a sua família e comece a se exercitar agora mesmo!

4 – Jogos de tabuleiro

Que tal reviver uma parte bem gostosa de sua infância ao lado dos seus filhos? Afinal, todo mundo se divertiu muito com jogos de tabuleiro, jogos de memória, quebra-cabeças e tantos outros que não precisavam de uma conexão com a internet e um dispositivo eletrônico para entreter a turma por horas e horas.

Nos dias de hoje, a gente precisa contar com um plano B em caso de queda de energia elétrica ou instabilidade na internet. O que fazer com crianças e adolescentes na quarentena em um eventual blecaute? Recorrer ao clássico jogo de tabuleiro pode ser a melhor alternativa, além de ser uma fonte inesgotável de conhecimento e lazer.

5 – Plataforma Khan Academy

Nos dias de hoje, a educação a distância já é uma realidade para milhares de jovens no ensino superior. Isso porque o segmento é um dos que mais cresce no país devido a flexibilização da legislação nacional, a oferta de cursos mais acessíveis e a disponibilidade para estudar a qualquer momento e de qualquer lugar.

Em um período de confinamento, a internet também é indispensável para a educação de crianças e adolescentes. Por isso, eu recomendo a utilização da plataforma Khan Academy, um espaço virtual usado por todos os meus alunos e que também já foi adotado por diversas escolas brasileiras.

É essencial pontuar que a Khan Academy é uma plataforma totalmente gratuita e que engloba conteúdo de disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio. O material é de alta qualidade e fácil assimilação para os jovens estudantes. O espaço virtual também é destinado para pais e professores acompanharem, auxiliarem e até personalizarem o aprendizado dos alunos.

Na plataforma, os estudantes têm a oportunidade de praticar no próprio ritmo, resolvendo inicialmente as suas dificuldades de compreensão e, depois, acelerando o aprendizado. A biblioteca está recheada de lições envolvendo questões de matemática, ciências e muito mais.

6 – Álbum de fotos da família

Eu acho que a lista de o que fazer com crianças e adolescentes na quarentena também deve abranger os vínculos familiares. Afinal, a garotada está acostumada com celulares, selfies e publicações de imagens nas redes sociais, mas será que teve contato com os antigos e tradicionais álbuns de fotos de família?

Muitas das histórias das famílias brasileiras foram registradas dessa forma por décadas. Esses relatos, fatos e recordações devem ser repassados aos mais novos até como uma forma de resgatar momentos felizes e inesquecíveis. Assim, nós conseguimos nos conectar realmente e sem a necessidade de telas.

Tente algumas vezes. Sente-se com os seus filhos e revele detalhes de sua infância, adolescência e conte alguns acontecimentos alegres, engraçados e responda as perguntas que devem surgir. Sem dúvida, esse tempo será extremamente agradável!

Por fim, eu gostaria de deixar uma mensagem para que todos tenhamos cada vez mais respeito uns pelos outros quando saímos às ruas, confiança de que essa situação irá se resolver em breve e o suporte de grupos de amigos, colegas de trabalho ou familiares.

Em caso de dúvida sobre o que fazer com a criançada na quarentena, eu te convido a assistir o vídeo abaixo quantas vezes desejar! Basta clicar aqui!

Rolar para cima