Se você é estudante, precisa saber disso. Existem várias estratégias para estudar e, após anos sendo estudante, descobri formas que melhoraram muito como aprendo coisas novas.
Neste texto, vou te contar o que demorei anos para aprender. Passei pelo período do ensino fundamental e médio sem saber disso, só na faculdade fui aprender como estudar de verdade. Isso serve para aprender qualquer coisa. Sim, qualquer coisa!
Já usei essas estratégias para lembrar de informações sobre livros, roteiros de viagens e até bloquinhos de carnaval. São formas de você estimular seu cérebro para ele lembrar daquela informação com mais facilidade. A neurociência explica melhor isso, mas vou deixar esse assunto para outro dia.
E o mais importante, não é impossível! Qualquer pessoa pode testar e você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.
Bem, deixa eu me apresentar. Meu nome é Fernanda, sou engenheira, trabalho na Piva Educacional e hoje estudo como aprendemos. Na verdade, estudo como o nosso cérebro funciona e assim posso ajudar outros estudantes a aprender mais e melhor.
No colégio, eu era muito boa em matemática, aprendi a compreender a física (mesmo ela não me compreendendo) e tirava boas notas. E até aquele momento isso foi suficiente.
Aí, veio a faculdade de engenharia e tudo mudou! Para meu desespero, as aulas de cálculo e geometria analítica eram dadas por matemáticos. Afinal, isso significa que eu estava aprendendo cálculo e geometria da mesma forma que estudantes de licenciatura em matemática (formação para ser professor(a)).
Acredite, isso realmente dificulta bastante as coisas. Eu só queria ser engenheira e calcular alguns prédios.
E mais, se tem uma coisa que me desesperou nas primeiras aulas foi A AUSÊNCIA DE NÚMEROS NOS CÁLCULOS! Isso mesmo, tive que compreender o raciocínio por trás das equações e teoremas. Foi difícil no começo, mas isso também fez toda a diferença!
Hoje tenho mais facilidade para aprender e memorizar qualquer coisa. Desde livros que eu esteja lendo, palestras, aulas e até meu treino da academia!
E como eu consegui isso?
Estratégia 1 – Leitura ativa
Como ler e realmente compreender o que está lendo!
O que diabos é leitura ativa? Olha, quando me deparei com essas duas palavras pela primeira vez pensei que seria algo como andar e ler, pular e ler, mas na verdade é algo muito simples e lógico.
Quando lemos um livro ou estamos estudando, costumamos ler mentalmente, em silêncio. E fazemos isso nas várias páginas seguintes. Mas, você já leu uma página inteira e no final se perguntou o que estava escrito ali? Aposto que sim.
Eu já. Não sei se é distração ou falta da motivação para estudar, por exemplo: Revolução Russa. O que acontece é que minha mente pensa em tudo menos no que os bolcheviques tinham de diferente dos outros carinhas lá. Hehe viu como não lembro das coisas?!
Fora quando batia um sono imeeeeennnso e meus olhos iam fechando e eu simplesmente não conseguia ficar acordada para estudar.
Leitura ativa é ler e compreender o que você acabou de ler. Simples né?! E agora você pode me perguntar:
- Ah, Fernanda, mas isso é fácil.
- É, mas você consegue? Ao ler um trecho de um texto, você é capaz de imediatamente explicar o que acabou de ler para alguém? Se você for, parabéns sua leitura é excelente, continue assim! Agora se você for como eu, aí vem a dica de ouro…
Dica para praticar leitura ativa:
Leia o parágrafo, trecho, tópico por completo e tente explicar ele para você mesmo. Pode ser em voz alta, pode ser reescrevendo o parágrafo com as suas palavras ou até explicando para alguém.
O mais importante é você compreender o que acabou de ler a ponto de conseguir explicar para outra pessoa com clareza e com todas as informações importantes. Caso você não consiga explicar o que acabou de ler, leia novamente. Resumindo, assim como tudo na vida, é preciso praticar!
Assim que você for capaz de transmitir essa informação nova que acabou de ler com clareza para o papel ou em uma explicação, parabéns! Em outras palavras, você terá aprendido melhor.
O que nos leva à próxima estratégia.
Estratégia 2: Ensine outra pessoa
Ao explicar para outra pessoa, seu cérebro revê a informação, reorganiza as palavras da sua forma e você aprenderá melhor.
Mas não é de qualquer jeito, não. Pense que você será responsável por passar esse conhecimento para a outra pessoa. A pessoa que você vai explicar ainda não sabe nada sobre o assunto e você será responsável por ensinar a ela.
Você pode até pensar:
“Mas eu estudo sozinho, não tenho ninguém para ensinar” ou “É muito estranho falar sozinho”.
Dica para aprender ensinando
Para ensinar outra pessoa, você precisa organizar as informações, ser claro e dar uma explicação boa e completa. Ao fazer isso, você será capaz de fazer o mesmo na prova, na apresentação de trabalho e até para realmente ajudar um amigo que não compreendeu.
Isso pode ser feito explicando oralmente, escrevendo um resumo com as suas palavras e até preparando um esquema para lembrar de tudo.
Esse esquema pode ser uma solução e até um material para consulta. A próxima estratégia vai deixar claro como construir um esquema visual e rápido para lembrar.
Estratégia 3: Mapas mentais
Imagine uma folha contendo o resumo de todas as informações que você precisa organizadas de forma visual. Maravilhoso, né?! Esses são os Mapas Mentais, meus preferidos!
Coloque o tema central no meio, use setas para abordar os subtópicos e coloque as palavras-chave desses assuntos.
A ideia é resumir as informações em apenas uma folha, deixando tudo mais visual. É indicado usar cores e desenhos para facilitar. Ao final desse texto, vou deixar o link de um material que é um Mapa Mental sobre tudo que está contido nesse texto!
Dica para fazer um Mapa Mental
Coloque o tema central que está estudando no centro da folha. A partir desse tema central puxe setas indicando subtópicos e explique esses subtópicos usando palavras-chave.
Use cores diferentes para os subtópicos, circule, sublinhe e até desenhe coisas que irão facilitar seu estudo. Além disso você pode mudar a forma de fazer as setas entre tópicos e subtópicos, dessa forma você irá compreender melhor a ordem das informações.
Ao deixar as informações organizadas, resumidas e visualmente agradáveis você estará se preparando e estudando. Aliás a próxima estratégia tem tudo a ver com preparação…
Estratégia 4: Praticar, a importância de fazer exercícios
Você já viu um nadador aprender a nadar lendo um livro? Uma dançarina aprendendo a coreografia apenas lendo um livro? Eu nunca ouvi falar disso. Músicos, atletas, dançarinos treinam muito e diariamente para aperfeiçoar a técnica e aprender melhor.
Você precisa treinar, praticar e ver o que funciona para você. Tem um outro texto aqui no blog onde o professor Bruno Piva conta como ele ficou tentando copiar a forma como os amigos estudavam. Embora funcionasse, quando ele começou a testar outras coisas e observar o que mais funcionava para ele, tudo mudou!
Ao fazer exercícios você testa seus conhecimentos e percebe quais pontos ainda não ficaram claros e que você precisa estudar um pouco mais. Além disso, com os exercícios é possível criar conexões entre os temas que farão você lembrar com mais facilidade.
Dica para praticar e aprender melhor
Divida bem o seu tempo e perceba que fazer exercícios tem a mesma importância que ler e estudar a matéria. Se você não conseguir fazer um exercício, isso significa que é hora de voltar no conteúdo da matéria e rever os conceitos.
Fazer exercícios testa os seus conhecimentos! S Essa é a oportunidade de simular como você se sairia em uma prova.
Importante – além de fazer os exercícios corrija-os sempre, pois ao corrigir e encontrar seus erros você também aprende melhor. Posso explicar mais sobre isso em outro texto, mas existem pesquisadoras como Jo Boiler e Angela Duckworth que estudam como os erros e a persistência fazem alunos aprender melhor.
Eu sei, eu sei.. são muitas informações, mas nossa próxima dica vai fazer toda a diferença.
Estratégia 5: Resumo
Era uma vez uma menina que precisava atravessar a floresta para levar uma cesta de comida para a avó doente. No caminho, ela encontrou um lobo, ele quis comer as coisas da cesta, mas ela lhe explicou que era para a sua avó. O lobo correu na frente dela e chegou primeiro à casa da avó, comeu a avó e fingiu ser ela para enganar a menina e comer a cesta….
Pronto, esse é o resumo de uma história muito conhecida. Certamente você já reconheceu e sabe do que se trata toda a história. Afinal, é para isso que serve um resumo!
Resumir as informações é importante para rever conteúdos depois. Se, enquanto você estuda, você também resume as informações, quando precisar estudar e rever o conteúdo, vai ficar mais fácil e serão menos coisas para consultar.
Dica para fazer resumos
Coloque as principais informações que te ajudarão a lembrar do conteúdo sempre que precisar rever esse material.
É importante escrever com as suas palavras o assunto estudado. Segundo a neurociência, quando nos esforçamos para lembrar, explicar e até escrever sobre um assunto com nossas próprias palavras, o “caminho” dessa informação se torna mais forte e lembramos com mais facilidade. Ou seja, aprendemos melhor.
Busque palavras-chave no texto que você está estudando. São palavras que compõem o assunto do texto. E aí você pode estar se perguntando: Mas o que são palavras-chave?
Aí te surpreendo com mais uma…
DICA EXTRA: Palavras-chave
Palavras-chave são aquelas essenciais para compreendermos o assunto. Se eu te falar “chapeuzinho vermelho” e “lobo”, pronto, você já deve ter se lembrado da história completa.
A dica é identificar na matéria quais são as palavras-chave que farão você lembrar do assunto. Além disso, você também pode usá-las nos Mapas Mentais.
DICA EXTRA: Revisar, além de importante, é necessário!
“Mas o que você quer dizer com isso?!”
Quero dizer que nosso cérebro absorve muitas informações diariamente, mesmo que você não perceba. Além disso, é programado para lembrar de informações importantes.
Ao revisar o que aprendeu em sala de aula, ler, fazer resumos e exercícios você estará revendo aquela informação mais vezes e de formas diferentes. Portanto, seu cérebro vai entender que aquelas informações são importantes.
Eu poderia falar por horas sobre a importância de revisar.
Resumindo, essas estratégias funcionam e associando mais de uma delas você terá resultados melhores.