Como lidar com a reprovação escolar do meu filho?

O momento de uma reprovação escolar é sempre difícil para pais, filhos e professores. Além de provocar uma sensação de fracasso em todas as partes envolvidas, pode ser um fator desmotivante para o próximo ano letivo. Os filhos podem ainda enfrentar algum sentimento de inferioridade, por estarem atrasados nos estudos e separados dos amigos de turma.

Nesse momento tão complicado para o desenvolvimento do aprendizado, apesar dos obstáculos, existem formas de como lidar com a reprovação de seu filho. Confira agora algumas dicas que ajudarão você a passar por esse momento com maestria para evitar que isso se torne algo recorrente.

Identifique o motivo da reprovação escolar

É possível que existam várias razões menores que culminem em uma reprovação escolar. Seu filho pode enfrentar dificuldades para compreender algum conteúdo, ter problemas com o método de ensino da escola, passar por situações difíceis dentro da escola ou de casa e, até mesmo não ter interesse em se engajar nos estudos.

Assim, o primeiro passo é identificar quais motivos foram esses e, a partir daí, perceber a necessidade de acompanhar o problema mais de perto, com mais afinco.

Converse com seu filho

O diálogo honesto e direto entre pais e filhos é sempre uma saída indicada por pedagogos e psicólogos. Por meio dessa conversa, procure fazê-lo refletir sobre quais atitudes o levaram a repetir de ano. Também é o momento para deixar claras as expectativas dos pais. Por exemplo, a dedicação esperada e as notas que devem ser alcançadas.

Além disso, em uma conversa franca, os pais devem mostrar quais consequências a reprovação pode trazer a partir de agora. As emoções podem afetar diretamente o desenvolvimento escolar, por isso, evite diálogos que produzam um efeito negativo e provoquem o aumento da sensação de fracasso e a baixa autoestima dos filhos.

Estabeleça uma rotina de estudos

Montar um cronograma de estudos é uma forma de cobrar o compromisso estabelecido com o seu filho que foi reprovado. Essa atitude, além de positiva para o acompanhamento, é motivadora. Para isso, monte uma tabela distribuindo as atividades diárias e deixe-a visível em algum espaço comum da casa, como na cozinha ou na sala.

No horário dedicado aos estudos, os pais devem colocar algumas regras, aproveitando para ensinar sobre responsabilidade e comprometimento. O ideal é que aquele momento seja exclusivo para o aprendizado e realizado em um ambiente adequado para os estudos, evitando distrações com jogos ou televisão.

Na rotina, inclua ainda os momentos de descanso e lazer, que são importantes para a fixação do conteúdo estudado.

Acompanhe seu filho de perto

Pais que precisam trabalhar em duplas jornadas, muitas vezes, acabam deixando para observar o andamento escolar dos filhos ao final do ano. Mas é importante notar que esse acompanhamento pode também influenciar no desempenho escolar dos filhos.

Acreditamos que os pais são uma parte muito importante na educação das crianças. Na Semana do Filho Estudioso explicamos como ter filhos independentes nos estudos em 6 passos.

Assim, os pais que identificarem esse problema devem buscar incluir a rotina escolar de seus filhos em sua rotina diária, auxiliando nos deveres e comparecendo em reuniões ao longo do ano.

Os pais podem entrar em contato com os professores das disciplinas que os filhos têm dificuldades para realizar esse acompanhamento. Verificar constantemente as notas acessando plataformas online que algumas escolas oferecem é também uma alternativa.

Procure recursos adicionais e antecipe-se

Buscar por recursos adicionais pode ser outra boa atitude dos pais. É importante tomar a ação logo no início do ano, evitando que o problema se torne “uma bola de neve” e termine em reprovação.

Professores particulares, que trabalhem com soluções inovadoras e personalizadas, de acordo com a necessidade específica do aluno, são um grande apoio aos pais e às escolas. Nós da Piva Consultoria Educacional identificamos os pontos na formação do aluno que precisam de melhoria e fazemos um trabalho voltado à desenvolver a autonomia do aluno em estudar.

Já tivemos resultados surpreendentes em alunos que só tiveram mentoria com a equipe de professores. Um aluno do 8º ano que tirou 2,8 na prova de matemática, após o atendimento da Piva, tirou 9,5 na prova da mesma matéria. Não demos aula de matemática para o aluno, mas direcionamos os estudos dele!

Conheça o trabalho de professores particulares, e o nosso de Consultoria Educacional para ajudar seu filho nesse momento. O mais importante é o aluno identificar os pontos que precisa melhorar e fazer um trabalho focado nisso.

Agora ficou mais fácil lidar com a reprovação escolar de seu filho e evitar que esse problema acarrete em um desinteresse escolar? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

Rolar para cima