Quando o assunto é acampamento do tipo colônia de férias, os pais podem ter as seguintes dúvidas: O que acontece em um acampamento de férias? Meu filho será bem cuidado pelos monitores? Por que eles voltam tão diferentes após uma semana?
Fui convidado pelo acampamento Nosso Recanto, mais conhecido como NR, para passar uma semana lá, em julho de 2018. Pretendo responder algumas perguntas frequentes e falar sobre minha visão como educador, para ajudar os pais a se sentirem mais seguros na hora de mandar os filhos para uma experiência como esta.
Quais expectativas para uma temporada em um acampamento de férias?
Primeiro, preciso explicar que existe uma diferença entre ir ao NR em uma viagem de formatura com o colégio e passar uma temporada nas férias de verão ou inverno.
Ir com o colégio é legal. Sair da rotina do dia a dia, ter um contato mais próximo com pessoas diferentes, não pensar na escola, ajuda as crianças e adolescentes a amadurecerem um pouco.
Mas ir em uma temporada no acampamento de férias com várias pessoas que você não conhece, em um primeiro momento pode parecer algo assustador para um jovem que vai pela primeira vez.
Como algumas pessoas vão todas as férias para lá, quando um calouro chega, é provável que perceba que já existe um vínculo muito forte entre os veteranos. Pode ser que a integração com a galera não aconteça logo no primeiro dia, por isso alguns novatos sentem vontade de voltar para casa.
Acredite, aconteceu isto comigo, mesmo já sendo adulto!
Mas no segundo dia, graças à equipe treinada de monitores, os novos acampantes já estão mais enturmados.
Ao final de uma semana, tenho certeza de que seu filho vai querer “dobrar a temporada” (termo usado para quem fica duas semanas seguidas).
O que acontece na temporada de férias do NR?
Ao voltar de uma temporada de férias, alguns acampantes parecem estar em um estado de transe. Como se algo quase mágico tivesse acontecido lá…
Um dos meninos me contou sobre a “deprê” que bate na semana após a volta. Disse ainda que tentou explicar quão especial era aquela semana para os pais, mas eles não entendiam.
Algumas experiências precisam ser vividas para serem compreendidas; acredito que as férias no NR pertençam a este grupo. Mas tentarei colocar isto em palavras, começando por descrever a rotina que tínhamos por lá.
Rotina
Alvorada
Café da manhã
Aviso geral
Arrumação
Visitas nos quartos
Atividade
Almoço
Descanso
Horário Cultural
Lanche da tarde
Horário Livre
Banho
Jantar
Atividade
Lanche noturno
Como você pode ver, ninguém fica parado! Também dá para ver que comemos o tempo todo! Na seção que falarei sobre saúde e bem-estar, comentarei mais sobre a preocupação com a alimentação.
Em um primeiro momento, pode parecer uma rotina comum de uma colônia de férias ou acampamento. Mais adiante, na análise educacional, explicarei o que ela proporciona em termos de aprendizado.
Divisão por Quartos
Existe uma separação dos quartos por gênero e idade. Até aí é comum. A diferença entre o NR e os outros lugares é que eles têm um monitor para cada 3 acampantes no quarto.
Além disso, existe uma gincana entre os quartos! Com grito de guerra e pontuação.
Quarto arrumado ganha ponto, quarto bagunçado perde…
A programação oficial termina no lanche noturno, mas sempre rola aquela conversa no dormitório sobre como foi o dia. Os monitores perguntam se algo incomodou alguém ao longo do dia e também pedem para que contem as coisas engraçadas que aconteceram.
Nesse momento dá para ver a união do grupo e promover o vínculo entre veteranos e calouros.
Divisão por Equipes
Para promover a integração entre as diferentes idades e gêneros, também acontece a divisão por equipes. Nesta parte ainda existe uma separação por faixa etária, mas o contato com pessoas de outras idades, colégios e regiões, torna a experiência ainda mais rica.
Nos primeiros dois dias eu acompanhei uma equipe: os Raçudos de Massachusetts. O nome do estado americano foi adicionado com o objetivo de rir dos monitores que se atrapalhavam com a pronúncia, na hora em que os anúncios eram feitos.
Coisa de criança… com a qual me diverti muito!
O que percebi nas atividades que envolviam as equipes foi que com o tempo, os jovens identificavam os pontos fortes de cada um e sem nenhuma orientação, eles mesmos se organizavam para que a equipe ganhasse.
A preocupação com saúde e bem-estar
Logo no primeiro dia foi possível perceber a preocupação com os detalhes. Na chegada ao alojamento, os acampantes precisavam dar para os monitores os remédios e aparelhos celulares. Os remédios foram encaminhados para a equipe médica e os celulares guardados na secretaria.
Eu pensei que a molecada fosse reclamar muito de ficar sem o celular. Mas, por incrível que pareça, quando perguntados sobre o que achavam disso, vários falavam que era uma das coisas de que eles mais gostavam do acampamento: ficarem desconectados.
Em respeito a eles, eu também me desconectei. Posso falar que foi bom…
Saúde no Nosso Recanto
Além disso, toda manhã tinha o aviso geral. Era o momento onde se falava das atividades do dia. E também havia um momento reservado para a equipe médica falar.
Neste momento, além dos conselhos clássicos como: – “Não saia de cabelo molhado no frio”, o médico responsável falava algumas curiosidades médicas para a garotada. Ele sempre terminava dizendo:
– “E você já sabe, se espirrar: Saúde!”
Alimentação dos acampantes
Outro ponto com o qual fiquei impressionado foi a cozinha. Logo no ônibus, os meninos já me falaram que a comida do NR era incrível! Eu duvidei… Achei que comida boa para eles fosse batata frita e hambúrguer.
Que preconceito meu! A comida era realmente maravilhosa! Mas não só isso; tinha uma parte exclusiva com comidas saudáveis e outra com comida “casher” (Kosher ou kasher é um termo que faz referência aos alimentos que são adequados ou permitidos pela cultura judaica).
Benefícios educacionais do NR
Acredito que um dos maiores benefícios educacionais de ir para uma temporada em um acampamento nas férias é o contato com outras culturas. Por mais que sejamos brasileiros, a cultura varia conforme sua descendência, sua escola, religião etc.
No NR pude presenciar uma preocupação em acolher todas as culturas e proporcionar uma interação entre elas. Eu, por exemplo, aprendi muitas coisas sobre a cultura judaica que não sabia.
Estar desconectado do mundo lá fora também ajuda a ficar aberto a coisas novas. Entregar o celular ao chegar é só o primeiro passo. Além disso, a comunicação com os pais se dá somente por e-mail. Isso estimula os acampantes a buscarem sua autonomia e também a tentarem com mais afinco, se enturmar com o grupo.
Prolíder – desenvolvendo liderança no acampamento
Prolíder é o projeto de desenvolvimento de lideranças entre os acampantes. Na minha opinião, este é um dos maiores diferenciais entre o NR e os outros acampamentos de férias.
Quando o acampante atinge 15 anos de idade e 10 temporadas ou 15,5 anos, pode se inscrever no projeto. Isso quer dizer que ele vai ter palestras de 30 minutos a cada dois dias sobre o que é preciso saber para se tornar um monitor de carreira do NR.
Ao final de duas semanas, a coordenação do acampamento se reúne com os assistentes e monitores, para discutir sobre quais acampantes têm o nível de maturidade e as características que todos esperam de um futuro monitor.
Caso o participante do projeto seja selecionado, na próxima temporada ele poderá vir como aspirante a monitor, também conhecido com “aspira”. Isso significa que ele ainda será acampante, mas serão atribuídas algumas responsabilidades.
Vi os participantes deste projeto muito orgulhosos por receberem esse voto de confiança. Além disso, o conteúdo passado pela equipe do NR é muito próximo do que se aprende nos treinamentos de liderança oferecidos por grandes empresas, para quem tem cargos importantes.
Por que não desenvolver esta característica mais cedo?
Acampamentos e a educação do século 21 – BNCC
Se você está antenado ao mundo da educação, deve ter visto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a educação básica.
Na minha visão, a experiência NR ajuda a desenvolver 6 das 10 competências sugeridas pela BNCC:
Pensamento científico
Repertório cultural
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Podemos falar mais sobre isso em outro texto, se você tiver interesse. É só deixar um comentário no final.
Por que meu filho volta diferente após uma temporada de férias no NR?
Acho que a pergunta mais adequada, depois de todo este relato, é: por que ele não voltaria diferente? Como alguém exposto a todos esses momentos e emoções não voltaria mais maduro?
É uma jornada muito bonita. Onde o acampante começa tentando se agarrar àquela rotina a que já está acostumado (família, amigos, celular etc.) e termina aproveitando tanto essa sensação de liberdade que não quer voltar para casa.
Ficou com alguma dúvida sobre o que acontece na temporada de férias do NR?
O que fazer nas férias com adolescentes?
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