Você percebe que seus filhos não têm motivação para estudar? O desinteresse das crianças e adolescentes pelo estudo está longe de ser um problema incomum. Mas como incentivar os jovens a gostar de estudar em meio a tantas distrações do mundo moderno?
No post de hoje apresentamos 4 dicas para ajudá-lo a motivar seu filho nos estudos. Confira!
1. Mantenha sempre o diálogo
O diálogo tem grande poder no relacionamento com os filhos, porque é nesse momento que os pais podem saber por quais dificuldades eles estão passando.
No caso dos estudos, pode haver algum problema fazendo com que eles tenham uma rejeição pelo aprendizado. Eles podem estar empacados em uma ou outra matéria específica, o que os deixa desestimulados. Por isso, é com o diálogo que você vai conseguir detectar os motivos que os levam a deixar o estudo de lado.
Pode até não parecer, mas conversar é um gesto simples e poderoso.
2. Estimule o aprendizado
Depois de compreender a situação, busque alternativas para mostrar aos seus filhos que estudar não é um bicho de sete cabeças.
Prepare em casa um ambiente propício para o estudo e leitura. O ambiente deve ser calmo, bem iluminado e organizado. Sempre que puder, disponibilize livros para que seu filho tenha sempre à mão algo que o motive a ler e gostar de estudar.
Se ele domina matemática, por exemplo, mas tem dificuldade em português, é interessante mostrar que é possível entender as duas matérias. O ideal é fazer com que ele tenha a criatividade estimulada durante as atividades escolares, de modo que o gosto seja uma consequência e não uma imposição.
É recomendável que os pais iniciem esse processo ainda na infância, porque o hábito de estudar será criado de forma mais natural.
3. Proponha uma rotina de estudos
Criar uma rotina de estudos é uma etapa importantíssima porque consolidará a prática, fazendo com que seu filho tenha iniciativa própria para buscar conhecimento.
E ao mostrar ao seu filho que estudar pode ser prazeroso, é o momento de estabelecer uma rotina. Mas vá com calma, porque uma mudança dessas não acontece do dia para a noite.
Diga para ele começar aos poucos. Por exemplo: na primeira semana, estudar meia hora por dia; na segunda, aumentar esse tempo para uma hora; na terceira, para uma hora e meia, e assim por diante.
Com pequenas doses para estudo e para descanso durante o dia, gostar de estudar já não será mais uma dor de cabeça na sua casa.
4. Apoie seu filho a gostar de estudar
Uma vez que o estudo faça parte da rotina de seu filho, é hora de apoiá-lo a continuar no ritmo para não desanimar. Se ele mostra interesse por um tema, por exemplo, incentive-o a continuar buscando informações e se aprofundando. Aulas extras e atividades complementares podem ser ótimas para seu filho gostar de estudar.
Gostar de estudar é um processo que envolve transformação e paciência, já que a juventude tende a encontrar resistência em si mesma ao tentar enxergar o prazer pelo conhecimento. Mas é importante incentivar o jovem e mostrar que o estudo abre muitas portas.
Tem alguma outra sugestão para ajudar os pais que também têm filhos que não gostam de estudar? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências!