Você sabe o que os gênios da ciência faziam quando eram crianças?

Você já pensou que os grandes gênios que conhecemos hoje já foram crianças? Às vezes, ficamos tão admirados com o que esses gênios da ciência são e foram capazes de fazer que esquecemos que são humanos como nós. Vejamos alguns deles e como escolhas em suas infâncias interferiram em sua genialidade.

Stephen Hawking

Nascido em 8 de janeiro de 1942, filho mais velho de mais 3 irmãos, Stephen Hawking foi para a escola com dois anos de idade. Não conseguiu se adaptar muito bem na primeira experiência escolar e, depois de um ano, foi matriculado em uma escola progressista, onde aprendeu a ler com 8 anos.

Em sua adolescência, já construía modelos de aviões e barcos sem muita habilidade – o importante é que eles funcionassem. Inspirado em seus brinquedos e na necessidade de ter controle sobre eles, Stephen acredita que toda sua investigação em cosmologia é resultado da vontade de conhecer o funcionamento das coisas, pois, para ele, saber como o universo funciona possibilita, de certa maneira, que tenhamos o controle sobre ele.

Neil DeGrasse Tyson

Cientista e astrofísico, o norte-americano Neil DeGrasse Tyson nasceu em 5 de outubro de 1958. Desde seus 9 anos de idade, depois de uma visita a um planetário, ele se interessa pela astronomia. Com 15 anos já dava palestras sobre o tema e era famoso em sua comunidade por seu interesse pelos astros.

O astrofísico foi capitão da equipe de luta livre da Bronx High School of Science, escola especializada em matemática e ciência, onde também foi editor-chefe da revista de ciências da escola. Sua paixão pela astronomia resultou em um convite de Carl Sagan para estudar na universidade Cornell, mas ele já estava decidido por Harvard.

Albert Einstein

Em 14 de março de 1879 nascia na Alemanha o único homem da família Einstein. Desde seus primeiros anos de vida já chamava atenção de seus pais por ter dificuldades para falar. Começou só aos 3 anos, mas isso não impediu de ser um menino curioso e inteligente.

O garoto era uma fera em matemática, bem acima do que era esperado para uma criança. Aprendia as coisas por conta própria e, com 12 anos, já conhecia muito bem a geometria euclidiana. Um menino muito quieto, Einstein preferia os números aos esportes e foram suas ótimas notas em matemática que garantiram a ele uma vaga no Instituto Politécnico de Zurique.

Leonardo Da Vinci

O autor de Mona Lisa nasceu em 1452 em Florença, Itália. Leonardo se sentia, por algumas vezes, triste por não ter estudado em uma escola formal e por ter aprendido pouco do latim. Porém, o pouco estudo não impediu seus talentos de começarem a se manifestar, pois em suas pinturas se podem identificar muitas coisas que nem sequer eram estudadas na época.

Já adolescente, ele foi aprendiz de Verrocchio e acabou superando o mestre. Algumas histórias sobre Da Vinci contam que ele fazia seus próprios instrumentos musicais e os usava para distrair seus modelos. Artista, inventor e cientista, sempre viu na natureza a inspiração para a vida.

Marie Curie

Em 1867, mais especificamente em 7 de novembro, nascia na Polônia Marie Curie. Filha de professor, sempre teve em casa um ambiente propicio à aquisição de conhecimento. Mesmo fazendo parte de uma família muito pobre, destacou-se logo na infância por amar os livros e ser muito boa em memorizar coisas.

Ela foi para a escola, porém faculdades eram proibidas para mulheres – mas ela não desistiu: com sua irmã, trabalharam e foram estudar na França. É autora de pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade.

Muitas crianças conseguem interpretar problemas complexos e, muitas vezes, nós, adultos, bloqueamos essas atividades cerebrais ou não reconhecemos como genialidade. Esses gênios da ciência foram crianças capazes de colocar sua criatividade para funcionar, e estimulados pelos pais ou pela escola, trouxeram grandes descobertas para o mundo.

Gostou de conhecer um pouco da infância de alguns dos grandes gênios da ciência? Siga-nos no Facebook e no Instagram e não perca outros posts como esse!

Rolar para cima