Para os alunos que não foram tão bem assim ao longo do ano em uma ou outra disciplina, restou a recuperação escolar em dezembro. Mas ninguém precisa se assustar com ela.
Enxergar a recuperação como uma oportunidade de crescimento é fundamental para motivar a si mesmo e, principalmente, a seu filho a saírem vitoriosos desse desafio.
Nesse momento de estudo extra, o aluno precisa ainda mais da presença dos pais. O desempenho escolar, sobretudo nessa fase, precisa ser acompanhado rigorosamente.
A recuperação escolar pode se tornar um momento único entre pais e filhos, um momento de ajuda mútua e de fortalecimento da relação.
O que especificamente pode ser feito caso seu filho seja mais um dos que tiveram suas férias adiadas? Continue a leitura e confira!
Reflita sobre as causas da recuperação escolar
Refletir sobre os porquês da recuperação tende a auxiliar tanto os pais a enxergarem lacunas no seu comportamento — enquanto tutores de seus filhos —, quanto os filhos a entenderem quais de suas atitudes desencadearam a baixa produtividade nos estudos.
Juntos, pais e filhos podem aproveitar o momento para tecer diálogos abertos, sem ofensas e nem repreensões severas. Vale muito a pena ouvir a avaliação sincera do filho acerca da situação.
Ambos devem encerrar essa conversa dispostos a superar juntos o desafio que têm pela frente.
Definir uma agenda de estudos e de realização de tarefas é imprescindível nesse momento, assim como repensar se estão sendo gastas muitas horas em momentos de lazer.
Juntos, estabeleçam um plano de ação por escrito
Após entender a situação e refletir acerca das suas possíveis causas, focar um plano de ação por escrito para contornar a recuperação escolar fortalecerá a responsabilidade de seu filho.
Esclareça a ele quais horários deverão ser respeitados diariamente e o tipo de resultado prático que é esperado de todo esse esforço a mais.
Estabeleçam uma agenda e deixem as orientações da agenda de forma visível e acessível, de modo que possam ser consultadas a qualquer tempo.
Caso algum horário seja descumprido ou compromisso seja adiado, encare naturalmente, mas enfatize a importância de ambos serem diligentes; e reorganizem-se a fim de manter o foco no resultado e no cumprimento das tarefas posteriores.
Saiba quais conteúdos merecem atenção
Procure saber qual o conteúdo de cada disciplina deve ser estudado. Nesse período de recuperação escolar, demonstre interesse pelos estudos de seu filho a ponto de inteirar-se, inclusive, dos tópicos da matéria que deve ser estudada.
Essa atitude vai estimular seu filho a se dedicar ainda mais a estudar os conteúdos estabelecidos, visto que você estará acompanhando isso de perto. Esses momentos vividos entre ambos podem até mesmo contribuir para a recordação do conteúdo estudado.
É importante que fique claro para seu filho que o objetivo final de todo esse esforço conjunto não é simplesmente “passar de ano”, mas sim obter os conhecimentos daquela disciplina.
A realização de tarefas sob pressão pode influenciar maus resultados nos exames finais. Portanto, a responsabilidade da criança em obter boas notas é tão importante quanto a dos pais em conduzir esse período de recuperação escolar com maestria, liderando, literalmente, a superação de mais um dos muitos desafios que seu filho encontrará ao longo da vida.
Este post lhe foi útil? Assine nossa newsletter e obtenha mais insights valiosos para a educação de seus filhos!