Dificuldade de Aprendizagem na Escola: como superar?

A expectativa de todos os pais é que seus filhos obtenham um bom desempenho nos estudos. Por isso, quando surgem os primeiros sinais de dificuldade de aprendizagem na escola, muitas inseguranças e questionamentos passam a preocupar a família.

O que fazer nesse momento? Cobrar mais empenho da criança? Condicionar benefícios a notas maiores? Será que não estou sabendo educar o meu filho?

Na verdade, a questão que realmente precisa ser respondida é: como saber se o baixo desempenho é causado por falta de estudo ou se existem dificuldades maiores inseridas nesse contexto?

A boa notícia é que é possível superar este problema. Primeiro, é necessário identificar a sua causa para, então, encontrar a solução.

Quer saber como? Então acompanhe este post!

1. Trabalhe em parceria com a escola

O fato é que tanto quanto nós, os pais, a escola deseja o sucesso do aluno. Essa é sua realização e seu maior marketing.

Então, procure o setor responsável pelo atendimento aos pais e informe-se sobre o envolvimento de seu filho nas atividades escolares: realização de tarefa, atenção às aulas, disciplina.

Não utilize essas informações para julgar. A princípio, elas devem ser relatadas ao profissional procurado para realizar o diagnóstico.

2. Procure uma avaliação multidisciplinar

Quer o aluno tenha realmente distúrbios de aprendizagem ou não, o fato é que isso precisa ser detectado o quanto antes para que sejam tomadas medidas eficientes.

Portanto, procure uma equipe multidisciplinar que possa avaliar seu filho. É importante que ela seja composta por vários profissionais, como médico, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo.

Isso é importante porque as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser causadas por diversos fatores, e cada profissional avalia especificamente os aspectos referentes à sua área. Levar a um único profissional pode fazer com que determinados aspectos não sejam avaliados, comprometendo a compreensão da real situação do aluno.

Um diagnóstico preciso ou a constatação de que não há qualquer distúrbio podem orientar a família quanto aos melhores procedimentos em cada caso.

3. Proporcione o tratamento mais adequado

Em caso de diagnóstico positivo para distúrbios de aprendizagem, a equipe multidisciplinar orientará a família em relação aos tratamentos que precisam ser realizados e à utilização de medicamentos, quando for o caso.

É fundamental que o tratamento estipulado seja seguido à risca, com a contratação dos profissionais necessários, para garantir o sucesso do estudante.

Quando for constatado que a criança não possui qualquer distúrbio de aprendizagem, evite rotulá-la como preguiçosa, desmotivada ou irresponsável. Este resultado pode ser causado por diversos motivos, como:

  • dificuldade para se organizar;
  • lacunas de aprendizado referentes a anos anteriores e que interferem na compreensão dos conteúdos atuais;
  • dificuldades emocionais causadas por problemas familiares ou de causa totalmente desconhecida;
  • excesso de atividades extracurriculares;
  • mudanças repentinas de escola ou cidade;
  • dificuldades no sono;
  • interação entre dois ou mais dos problemas mencionados.

Portanto, uma solução mais efetiva que rotular a criança é descobrir as causas para a dificuldade de aprendizagem na escola e tomar as medidas necessárias para solucioná-las.

4. Recorra a especialistas

Quer a criança obtenha diagnóstico positivo ou negativo, o fato é que ela precisa de ajuda, que deve vir dos profissionais contratados ou, em caso de ausência de distúrbio, de professores ou tutores que podem ajudar no desempenho escolar.

Existem, atualmente, no mercado serviços de consultoria educacional completa que costumam render bons resultados nessas situações. Esses profissionais avaliam o aluno, entram em contato com a escola, coletam informações com a família e analisam até mesmo o ambiente em que a criança estuda.

Dessa forma, eles podem indicar soluções personalizadas e oferecer todo o suporte, de acordo com as necessidades de aprendizagem daquele estudante.

Auxílio para organização pessoal, acompanhamento particular e individualizado, feedback e orientação para os pais e parcerias com outros profissionais estão entre os serviços disponibilizados.

Dessa forma, as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser resolvidas com o menor desgaste possível para a família e sem causar traumas para o aluno. O resultado? Possibilidades de sucesso e uma vida repleta de realizações.

Achou que nosso post esclareceu suas dúvidas? Já sabe por onde começar a buscar soluções? Saiba que você pode receber muitas outras informações para ajudar no sucesso educacional de seu filho! Para isso, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Rolar para cima