Conheça 5 benefícios de fazer aulas particulares

Neste texto, você compreenderá os benefícios das aulas particulares para ajudar seus filhos a estudar melhor.

Frequentemente, a nossa rotina nos afasta da rotina dos nossos filhos. Por conta disso, pode acontecer de descobrirmos de surpresa que eles não estão evoluindo tão bem em alguma matéria, ou algumas. Se isso acaba acontecendo, ficamos sem saber como ajudá-los mais do que já ajudamos todos os dias.

Mesmo com a rotina atribulada, é importante conversar com eles e entender se eles estão no caminho certo. Se as orientações da escola e do professor da sala são suficientes para que ele estude e tenha bons resultados.

É recorrente o caso em que os pais são chamados na escola e descobrem que a criança está prestes a repetir de ano. As consequências são grandes: perder o  investimento – tempo e dinheiro – de um ano inteiro e também ter de lidar com o impacto emocional que isso causará na criança por não conseguir ter estudado o suficiente para passar. Aliás, repetir de ano e se “afastar” dos amigos é uma preocupação grande das crianças. Além disso, ouvimos muito isso dos nossos alunos.

Saiba que a solução pode estar em contratar aulas particulares para eles. Outra dica simples é dedicar pelo menos 20 minutos por semana para conversar com seu filho e ouvir dele como está sendo seu aprendizado. Certamente, esse pode ser o começo de uma nova fase na vida escolar dos seus filhos.

Conheça a seguir os benefícios de fazer aulas particulares e como esse serviço pode potencializar o desenvolvimento dos seus filhos.

1. O foco do professor é o seu filho

Esse é um dos principais benefícios de fazer aulas particulares. Afinal, a atenção do professor estará em apenas um aluno, não em uma turma inteira. Dessa forma, ele pode corrigir os pontos fracos, assim como manter fortalecidos os pontos positivos que também serão trabalhados  durante o tempo em que estiverem juntos.

Seu filho poderá tirar todas as dúvidas, sem sentir medo do que os colegas vão pensar. Por vários fatores comportamentais, as crianças sentem medo ou vergonha de fazer perguntas na sala de aula e voltam para casa com dúvidas. Então, no momento de estudar sozinho, aquela dúvida pequena pode se tornar um grande problema.

O professor particular também pode identificar os problemas de aprendizado do seu filho e conseguirá trabalhar para que eles deixem de ser uma barreira no desenvolvimento acadêmico dele.

E quando digo “problemas de aprendizado”, estou me referindo às dúvidas em conceitos anteriores, o que também chamamos de “problemas de base”. A dúvida de física pode ser na verdade dificuldade em equações matemáticas, por exemplo.

Portanto, só um professor pode identificar com clareza um caso como esse. Entendendo quais conteúdos precisam estar claros para que seu filho compreenda o que está estudando.

2. O ritmo da aula é personalizado

Cada um tem sua peculiaridade na hora de aprender. Alguns alunos conseguem absorver a matéria apenas com uma leitura rápida, enquanto outros precisam fazer exaustivos exercícios. As aulas particulares estão focadas no progresso do aluno, não no da turma.

O professor particular sabe ajustar o ritmo da aula e distribuir melhor o tempo. Na prática, isso significa que ele não vai precisar forçar o seu filho e saberá o momento de gastar mais tempo em dificuldades.

Nas aulas iniciais, o aluno geralmente precisa de esclarecimentos da teoria. O professor identifica onde estão as dificuldades e começa a resolver as dúvidas do aluno a partir disso.

O professor particular é como um personal trainer do aprendizado. Ele nunca irá pressionar muito além do limite do aluno. Pela experiência que possui, sabe do potencial do seu filho e qual será a melhor forma de aproveitá-lo.

No primeiro momento, são esclarecidos os conceitos e identificadas as dificuldades iniciais. Então, assim como em qualquer outro aprendizado, o professor orienta que o aluno pratique sozinho.

Ninguém aprende natação lendo um livro, é preciso praticar para testar o conhecimento.

Um bom professor particular preza por desenvolver as habilidades do aluno para que ele tenha autonomia nos estudos. No começo, ele precisa de apoio para evoluir e se sentir seguro para esclarecer suas dúvidas até que, com o tempo, passe a sentir que já pode se dedicar sozinho.

3. A avaliação é feita em tempo real

Pode ser difícil trabalhar nas falhas do aprendizado apenas com trabalhos de casa e provas como avaliações. Afinal, os resultados dessas provas demoram semanas para serem divulgados.

Na prática, muitos alunos ao receberem suas provas corrigidas não conseguem lembrar com clareza o assunto estudado.

Com as aulas particulares, o professor pode dar retornos instantâneos para o seu filho, levando assim a um maior aproveitamento nas aulas.

Portanto, qualquer dúvida que surgir ou erro que for cometido pode ser esclarecido e resolvido no mesmo instante. Esse tipo de atenção é muito preciosa no momento do aprendizado.

4. As aulas particulares minimizam a frustração do aluno

Quanto menos o aluno se frustrar com o aprendizado, mais ele vai absorver conhecimento.

O professor particular explica de uma forma diferente, trazendo exemplos reais de acordo com a vida particular de cada aluno.

Com dedicação e incentivo de um professor particular, o aluno se sente menos envergonhado com pequenos erros e progride mais rápido. É muito importante que o aluno sinta que está progredindo para se sentir motivado a sempre buscar melhorar.

Um dos diferenciais que percebemos nos pais e alunos clientes da Piva Educacional é exatamente esse cuidado no atendimento. Ao longo da nossa trajetória, a conexão que criamos com os alunos é refletida no empenho e na motivação deles para estudar.

Esse progresso reflete diretamente no aluno. A forma com que seu filho absorve conhecimento dará resultado direto nas notas e desempenho escolar dele.

5. O professor se torna um aliado no desenvolvimento do seu filho

Ver nossos filhos se desenvolvendo é gratificante. Nem sempre é uma tarefa fácil acompanhar e ajudar de perto a vida acadêmica deles, não é mesmo? Por isso, aulas particulares podem ser ótimas aliadas nessa tarefa.

Um professor particular, além de estar dedicado ao seu filho, está dedicado a você. Sempre que pertinente, ele fornecerá dicas para melhorar o ambiente de estudos e tentará destacar as melhores formas de incentivar o aprendizado. Certamente essas orientações terão um papel importante para você nessa nova parceria.

Aqui na Piva Educacional, disponibilizamos mensalmente aos pais relatórios com informações preciosas sobre como foram as aulas e o desenvolvimento do aluno. Destacamos pontos para que seu filho possa se dedicar sozinho e orientamos os pais sobre os próximos passos a serem seguidos.

Fazemos isso porque entendemos sua rotina corrida e que nem sempre é possível acompanhar de perto esse trabalho.

Já pensou ou está pensando em contratar aulas particulares? Marque uma aula com a gente e receba orientações mais detalhadas sobre como nossos professores podem ajudar o seu filho. Além disso, se você ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo, ficaremos felizes em ajudá-lo!

Rolar para cima