Se há alguns anos a atuação dos pais era bem deslocada na vida escolar, hoje os tempos mudaram. Para tornar o filho mais completo e feliz — e até melhorar o desempenho escolar dele — é fundamental que esses dois núcleos trabalhem de forma próxima e conjunta.
E engana-se quem pensa que essa parceria é necessária apenas para quem tem problemas de desenvolvimento. Mesmo que seu filho já tenha um desempenho satisfatório, essa proximidade só trará benefícios.
Para saber como estar presente nesses momentos e transformar a educação do seu filho, não deixe de ler a postagem de hoje. Vamos juntos?
Esteja presente em todos os momentos
Estar ao lado do seu filho enquanto se compromete com as atividades escolares é uma ótima maneira de motivá-lo. Como ele sente que está sendo observado e que os pais estão interessados no que tem feito, é natural que passe a ser mais comprometido.
Então, não perca tempo, envolva-se e veja os reflexos que essa atitude pode trazer para o desempenho escolar do seu filho. Participe, estude com ele e aproveite para estreitar os laços familiares.
Mostre a importância dos deveres e estudos
Como ainda não enxergam tudo de forma completa, o adolescente costuma ver os deveres e os estudos apenas como fardos — principalmente por serem responsáveis em tirá-los dos seus hobbies. Pois bem, uma boa alternativa é sentar e explicar como isso é importante.
Mostre que esse ponto está formando nele um adulto completo para que um dia seja como o “papai” ou a “mamãe” (ou outra referência de pessoa próxima que você queira usar). Assim, seu filho se sentirá mais estimulado a prosseguir!
Crie um programa de estudos
Se você ainda não sabe como estudar com seu filho, crie um programa de estudos. Assim vocês conseguem controlar o que precisa ser passado e revisar as matérias que ele viu na escola. Essa é uma maneira eficiente de favorecer a memorização e melhorar os resultados.
Nesse contexto, você pode aproveitar para criar outras maneiras de estudo, inclusive algumas mais interativas. Explore livros, vídeos e games, pois assim você consegue aguçar o interesse do seu filho.
Seja parceiro da escola e dos professores
A escola pode ter um papel ainda mais forte se contar com a parceria dos pais. É fundamental se envolver, participar das reuniões e de outros eventos escolares, como feira de ciências e festas típicas.
Essa é uma forma de manter um canal de comunicação operante e eficiente, entendendo que isso traz reflexos diretos para o desempenho escolar dos filhos.
Abra as perspectivas do seu filho
Existe um mundo completamente novo e que ainda é desconhecido por ele. Para fazer com que fique mais interessado, aposte em viagens e passeios, pois assim você consegue fazer com que ele lide com as descobertas de forma mais proveitosa.
Conheça os lugares e mostre que ali ele também está aprendendo sobre geografia, história e cultura de cada local. Visitas a museus, jardins e outros pontos também podem ajudar muito, pois afloram a imaginação e fazem com que o conhecimento seja adquirido com mais facilidade.
Estimule-o a ser disciplinado
Se você quer que o seu filho seja disciplinado na escola, então é bom saber que essa atitude começa dentro de casa. Estimule-o para que seja organizado e siga as regras, pois esses conceitos devem vir dos pais e, depois, serem reforçados na escola.
Mantenha tempo para o lazer
Adolescente precisa ter tempo para descansar e se divertir, e esse é o momento para isso. E mais: como muitos jogos são lúdicos, o resultado é que eles aprendam muito por meio dessa experiência. Então não perca tempo e faça com que seu filho se divirta, vá bem para a escola e consiga aprender com ainda mais rapidez.
Depois de ler essa postagem ficou mais fácil entender como você pode influenciar no desempenho escolar do seu filho, não é mesmo? Não deixe de incorporar alguns desses pontos na sua rotina e veja os reflexos na vida dele.
Para continuar acompanhando nossas dicas, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você recebe tudo diretamente no seu e-mail.