O senso de responsabilidade precisa ser desenvolvido desde cedo. É essa noção que nos ajudará a sermos pessoas mais independentes e a ter uma vida profissional bem-sucedida.
Mas ensinar os filhos a serem responsáveis, principalmente com os estudos, é um desafio para muitos pais, que às vezes se sentem um pouco perdidos nesse momento ou frustrados por não conseguirem acompanhar de perto o desempenho do filho na escola.
Por isso, hoje vamos mostrar cinco dicas para auxiliar pais e mães nessa missão. Confira!
Incentivar e demonstrar interesse
Comece conversando com seu filho sobre a importância dos estudos, mostrando que benefícios a educação trará no futuro. E nunca deixe de estimular a criança a aprender sempre mais.
Demonstre também interesse pela rotina escolar, perguntando o que seu filho está estudando ou se ele tem dúvidas, por exemplo.
Se possível, até sente-se com ele para revisar algum conteúdo, mas não fique o tempo todo com a criança. Ela precisa ter autonomia e entender que esse é um dever dela, mas sabendo que pode contar com o apoio dos pais.
É importante ainda estar atento às dificuldades de aprendizagem, mas nunca fazer uma tarefa para o filho. Dependendo do grau de dificuldade, pode ser necessário procurar um especialista ou um professor particular.
Não exagerar no controle
É fundamental que o jovem tenha independência e autonomia para fazer as suas atividades durante os estudos. Por isso, cabe aos pais acompanhar e orientar, mas não ficar vigiando e fiscalizando o tempo todo.
Ao final de uma tarefa, por exemplo, você pode pedir para ver o resultado e discuti-lo com seu filho, sem transformar esse momento em uma espécie de vistoria.
Conter o excesso de controle ainda ajuda a evitar que o estudo seja visto apenas como uma obrigação que precisa ser cumprida para atender as expectativas dos pais.
Ajudar seu filho a definir objetivos próprios
Ter uma meta bem definida é bom para manter o foco e o interesse pelos estudos. Pode ser começar a praticar um novo esporte dependendo da nota que tirar na prova, ir conhecer um lugar novo ou passar no vestibular da faculdade que ele deseja.
O importante é auxiliar seu filho na elaboração de um plano para que ele entenda como a responsabilidade com os estudos o ajudará alcançar o que deseja.
O importante é auxiliar seu filho na elaboração de um plano que faça sentido para ele e assim entender como a responsabilidade com os estudos o ajudará alcançar o que deseja.
Criar uma rotina e um plano de estudos
Estudar deve ser um hábito e se transformar em prioridade para o seu filho. Portanto, o estudo deve vir antes de outros momentos, como a prática de esportes, as atividades extracurriculares e o lazer (sem se tornar algo cansativo). O objetivo principal é que corpo e mente estejam descansados na hora de abrir os livros.
Os pais devem ajudar os filhos a organizar essa rotina e também um plano de estudos para que tudo seja feito dentro do prazo correto. Vale estabelecer pequenos intervalos para descanso e intercalar as disciplinas preferidas com aquelas que seu filho tem mais dificuldade.
Definir um local e horário adequados para o estudo
É muito importante ter um lugar próprio para os estudos. Ele deve ser silencioso e tranquilo, espaçoso, com boa iluminação, ter cadeira e mesa confortáveis e estar longe de distrações como a televisão, o celular e o computador.
Além disso, o horário do dia para estudar deve ser definido de acordo com o ritmo do seu filho, conciliando a rotina de estudos com outras atividades.
Gostou das nossas dicas para ensinar os filhos a serem responsáveis com os estudos? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais informações sobre como acompanhar e ajudar seu filho a melhorar cada vez mais o desempenho escolar!