Ao propor a dinamicidade de aulas inovadoras, pesquisadores identificaram nas relações entre os estudantes e a interação deles com diferentes temas, metodologias que, além da aquisição de conhecimento, fornecem ao estudante meios de aprendizagem mais interativos e dinâmicos, promovendo resultados mais eficientes.
Aulas inovadoras trazem bons resultados?
Não é segredo para ninguém o fato de que cada pessoa responde ao ensino de uma maneira diferente. Ao analisarmos e observamos esse fato, entendemos que aulas estimulantes criam nos estudantes um espírito de experimentação.
As aulas inovadoras, proporcionam uma redução nas taxas de reprovação, pois incentivam de forma mais ativa os processos de aprendizagem, além de diversas outras vantagens que abordaremos nesse post. Entendemos que os alunos podem vivenciar situações que os desafiem e os tornem agentes de seu próprio futuro.
Qual o método ideal para aulas inovadoras?
São diferentes os métodos espalhados pelo mundo, alguns com foco em despertar o interesse pelos estudos de uma forma geral, além do desenvolvimento de cidadãos, outros, focados no incentivo à sensibilidade sensorial.
Porém, uma aula realmente inovadora é aquela em que o professor saiba identificar o método ideal para a situação e consiga unir diferentes métodos sempre que necessário. Vamos conhecer alguns deles:
- Self-learning: o acesso à internet é cada vez maior entre os estudantes, e as informações estão chegando a todo tempo. Absorvê-las por si só (self-learning) é essencial para que as informações não sejam recebidas apenas de forma superficial e sem reflexão.
- Design Thinking: nessa estratégia o professor vai incentivar questionamentos que não sejam feitos de forma vaga, traçando um sistema em que o problema é analisado e investigado em todas as suas possibilidades para depois serem levantados os pontos que realmente sejam importantes.
- STEAM e STEM (Science Technology Engineering Arts Mathematics) é a integração de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática com a tecnologia, preparando o aluno para uma vida além do vestibular, abordando problemas reais de forma multidisciplinar. No método STEM, a única diferença está na não inclusão do “A”, que representa artes, o que não altera o objetivo dos métodos que é inovar a escola.
- Makers Education: a iniciativa maker (faça você mesmo) surge no intuito de incentivar a criatividade por meio de métodos como o design thinking, por exemplo. Proporcionam um aprendizado por meio da organização, do planejamento e da superação de possíveis erros.
Qual a escola ideal para crianças e adolescentes?
Vivemos uma realidade em que crianças e adolescentes não enxergam na escola um lugar de transformação e, ao mesmo tempo, métodos e conceitos como os citados acima são criados pensando no bem-estar dessas crianças no ambiente escolar.
No Brasil, escolas inovadoras dão voz aos seus alunos e acreditam no potencial deles como futuros profissionais de sucesso ou pesquisadores que pensam diferente.
Qual deve ser o verdadeiro objetivo dos estudos?
São muitas novidades envolvendo o ensino, e o século XXI é o berço da inovação no ambiente escolar. O estudante precisa compreender os efeitos da escola na vida dele, e para isso, é preciso que a escola entenda as aflições desses alunos.
É um jogo em que escola, alunos, pais e comunidade precisam se envolver e se entrelaçar, proporcionando aulas inovadoras na qual o conhecimento possa ser reproduzido na prática, produzindo sentidos para a escola.
Entender como os estudantes são estimulados nos processos de aprendizagem é essencial para que saibamos a importância dos métodos inovadores, pois eles possuem como base a aquisição efetiva do conhecimento.
Aulas inovadoras são aquelas em que talentos individuais podem ser identificados e unidos a outros talentos, transformando o que seria chato e monótono em práticas criativas e eficazes.
Agora, se você quiser despertar o gosto pelos estudos nos seus filhos, você precisa conhecer o programa Meus Filhos Estudam Sozinhos.