Como ajudar o seu filho a organizar os estudos e passar no vestibular?

O seu filho está em fase pré-vestibular? Então, provavelmente, ele está vivendo dias de muita ansiedade e expectativa, não é mesmo? O caminho até alcançar o sucesso e ingressar na faculdade dos sonhos é longo e exige dedicação.

No decorrer do processo a família é uma peça-chave para motivar, incentivar e ajudar na organização dos estudos. Assim, posteriormente, o objetivo do seu filho de passar no vestibular será atingido, deixando a família toda orgulhosa.

Para ajudar nessa jornada, preparamos dicas especiais. Confira e comece já a sua campanha de estímulo!

1. Incentive o treino da redação

A redação é uma das partes mais importantes do processo seletivo. Mas, apesar disso, muita gente não estuda com a dedicação necessária. Porém, para passar no vestibular, esse ponto não pode ser negligenciado. Por isso, uma forma de ajudar o seu filho é incentivando-o a escrever e treinar constantemente.

Dê a dica de ele pesquisar quais foram as propostas dos anos anteriores e redigir o texto como se estivesse fazendo realmente a prova. Se quiser, para o treino ser mais real, cronometre o tempo para, assim, trabalhar a organização do estudante.

Depois de pronto, leia o material e faça críticas construtivas. Seja cuidadosa nesse ponto, se algo não estiver legal, e fale com tranquilidade, sempre motivando o seu filho a melhorar na próxima vez.

2. Façam juntos um cronograma de estudos

A quantidade de conteúdo e matérias para estudar para o vestibular é muito grande. E tudo é importante e nada pode ser dispensado. Por isso, fazer um cronograma de estudos é fundamental.

Os jovens têm certa dificuldade em se organizar e criar listas de tarefas; já as mães são verdadeiras especialistas em criar ordem. Para ajudar o seu filho a passar no vestibular, essa habilidade será muito valiosa.

Sentem-se juntos e vejam a melhor forma de dividir as matérias pela quantidade de dias. Por exemplo, ao estudar de segunda a sábado, são seis dias na semana. No caso de 12 matérias, por dia, serão apenas duas. Além disso, faça uma divisão do tempo. Se o estipulado for o total de seis horas diárias, cada conteúdo ganhará três horários específicos de dedicação.

Viu como fica mais fácil e organizado? Instrua o seu filho a escrever essa programação em um painel e, depois, colá-lo em um mural ou parede. Dessa forma, vocês poderão visualizar com facilidade o roteiro de estudos.

E, claro, acompanhe sempre se o cronograma está sendo cumprido: isso ajudará na manutenção do foco.

3. Estimule os momentos de descanso

Para passar no vestibular, são necessárias muitas horas de dedicação aos estudos para cumprir o extenso edital de prova. Isso faz com que os vestibulandos fiquem ansiosos e não pensem em largar os cadernos e livros nem por um minuto.

Esse comportamento, no entanto, é algo prejudicial, porque o cérebro não descansa e acaba não processando todas as informações. O resultado é muito estresse e menos produtividade. As mães precisam ter atenção à rotina dos seus filhos e estimulá-los a usufruir de momentos de lazer e descontração, lembrando-os de como isso pode ser benéfico para o seu bem-estar.

Converse com o seu filho e o estimule a destinar um dia da semana para praticar alguma atividade que proporcione relaxamento e diversão. Sempre no dia combinado, acompanhe se ele realmente está cumprindo o acordo feito entre vocês.

4. Cobre menos para seu filho passar no vestibular

Apesar de acompanhar se o seu filho está realmente estudando e cumprindo o cronograma, é preciso ser amena nas cobranças. A mãe deve ser uma orientadora e conciliadora, uma pessoa que motiva o vestibulando, e não uma carrasca que só sabe cobrar.

Por isso, tenha paciência, compreenda o momento que o jovem está passando, procure entender as dificuldades dele e, principalmente, mostre-se disponível para ajudar no ele que precisar.

Contando com um ambiente de estudos tranquilo e com apoio, as chances de sucesso do estudante serão bem maiores.

Gostou das dicas para ajudar o seu filho a organizar os estudos e passar no vestibular? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e contribuir com outras mães que também estão passando pela mesma fase!

Rolar para cima