Afinal, como a internet afeta o desenvolvimento das crianças?

Muito se fala sobre o uso de tecnologia na educação e sobre a revolução que pode ser feita quando as duas se encontram. A verdade é que essa combinação não é essencialmente positiva: tudo depende de como a mistura é feita. Pensando nisso, vamos abordar os meios pelos quais a internet afeta no desenvolvimento das crianças.

O post de hoje foi feito para ajudar você a colocar a internet na balança e a refletir sobre suas influências positivas e negativas na educação dos seus filhos. Confira!

Impactos do uso da internet no desenvolvimento infantil

Escolhemos quatro áreas nas quais acreditamos que o uso de internet pode trazer grandes impactos:

  1. Vida social
  2. Leitura e produção de textos
  3. Tempo
  4. Saúde

Vida social

Por ter como princípio conectar os computadores do mundo inteiro, a internet é, a priori, uma ferramenta de comunicação poderosíssima. Por meio dela, seu filho realizar diversas atividades com pessoas de vários lugares do mundo, o que pode ser muito enriquecedor.

Por outro lado, essa experiência tão globalizada pode fazê-lo esquecer de que há muita coisa interessante e muitos amigos para cultivar perto de casa também. Uma vez que ele aprender a se movimentar na internet, vai ser fácil para ele encontrar o que tem de interessante nela, então você pode dar uma mãozinha e mostrar o que tem de bom no mundo real.

Leitura e produção de textos

Sendo a comunicação o ponto-chave da internet, seu filho fica a maior parte do tempo lendo, ouvindo e assistindo produções de outras pessoas, mas também pode publicar seus próprios textos para se posicionar em relação ao que anda consumindo. Nesse sentido, a internet tem um forte potencial para motivar a produção textual.

A contrapartida é que, dentro da variedade de discursos com os quais ele entra em contato, há uma série de ideologias que você muito provavelmente reprovaria e que são nocivas a ele. Para combatê-las, a liberdade dentro do espaço virtual deve ser acompanhada também de abertura para diálogo na família — de preferência honesto e horizontal.

Tempo

Como ao navegar na internet uma coisa leva a outra e há sempre mais um texto para ler ou vídeo para assistir, pode acontecer de o seu filho acabar passando tempo demais no computador e deixar de estudar ou realizar outras atividades da sua rotina. Uma boa forma de evitar isso é criando um ambiente no qual ele possa se concentrar.

Saúde

O mundo dentro das telas permite muito movimento cognitivo, mas o seu filho também precisa movimentar o corpo e descansar os olhos da luz da tela. Cultive com ele o hábito da atividade física e evite que o uso excessivo do computador o deixe sedentário.

Limites para o uso da internet

Agora você já deve estar pensando em como maximizar os benefícios e minimizar as desvantagens que citamos anteriormente. Para ajudá-lo, vamos dar duas dicas que serão importantes na administração do uso da internet.

A primeira não tem nada de tecnológica: o bom e velho diálogo. Mostre para o seu filho que você também faz uso da internet, ainda que para fins distintos, e demonstre interesse em relação às atividades com as quais ele se ocupa na rede.

Pergunte sobre os seus games favoritos e as redes sociais que ele usa — caso também as tenha, você pode segui-lo para receber as suas atualizações automaticamente e conhecer seus hábitos.

Dessa forma, você descobre o que ele passa mais tempo fazendo ou que tipo de atividade tem atrapalhado o seu desempenho escolar, por exemplo, e poderá negociar mudanças de forma mais objetiva.

Se conversar não for suficiente, recorra a aplicativos que bloqueiam páginas da internet. Extensões como o StayFocusd, um plugin para o navegador Google Chrome, permitem que o usuário crie uma lista de sites a serem bloqueados após excedido um tempo de navegação estipulado.

Esperamos que o post de hoje tenha respondido algumas das suas dúvidas sobre como a internet afeta no desenvolvimento das crianças. Aqui no blog estamos sempre escrevendo sobre temas relacionados à participação dos pais na educação e na vida escolar dos filhos. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Rolar para cima