Quem nunca se sentiu esgotado depois de uma semana intensa? Com o estresse acumulado, muitas vezes aparece também aquela sensação de estar com a cabeça fraca e esquecendo de tudo. Mas o que muita gente não sabe, é que a alimentação pode ser a grande aliada para estimular a memória e aumentar o bem-estar.
Boas escolhas alimentares podem ajudar a reduzir os impactos do estresse no dia a dia e manter o cérebro ativo e saudável. Inclusive, pode fazer a diferença até mesmo no aprendizado dos filhos, auxiliando a manter o foco e a concentração nos estudos.
Se você ainda não conhece o poder desses alimentos, leia o post a seguir e traga-os à sua mesa!
1. Peixes
O Ômega 3 é um ácido graxo conhecido por ser um tipo de gordura boa, porque traz diversos benefícios para a saúde. Entre as suas fontes mais ricas estão os peixes de água fria como salmão, sardinha e atum, por exemplo.
Ele é capaz de potencializar o desempenho cognitivo e os estímulos cerebrais, mantendo o bom funcionamento do cérebro. Além disso, estimula a produção de hormônios que transmitem a sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina, ajudando a diminuir o estresse. Sendo assim, é um nutriente essencial para a memória e contra as oscilações de humor.
2. Frutas cítricas
A presença de vitamina C nas frutas cítricas fortalece o sistema imunológico, previne doenças e atua na redução da pressão sanguínea e regulação do cortisol. Dessa maneira, auxilia no combate da ansiedade e do estresse.
Portanto, adicionar frutas como laranja, abacaxi e acerola à dieta alimentar é altamente recomendável. Os sucos naturais combinados podem ser uma ótima alternativa para iniciar o dia de forma refrescante e saudável.
3. Oleoginosas
Nozes, castanhas e amêndoas são cheias de vitaminas e sais minerais, como o magnésio e o zinco, componentes poderosos contra o estresse. Ajudam ainda a aumentar a produção de serotonina, contribuindo para a melhora do humor.
São opções práticas para lanches rápidos, seja para levar ao trabalho, mandar como lanche para os filhos ou carregar em um dia de passeio. Nutritivas e saborosas, podem atuar contra a ansiedade que, muitas vezes, é motivo de falta de concentração e baixo desempenho.
4. Frutas vermelhas
O grupo de frutas que inclui morangos, cerejas e amoras possui uma substância conhecida como flavonoide. Ela é responsável por proteger os neurônios e até reverter déficits de memória. Sua propriedade antioxidante favorece ainda a circulação do sangue e a regeneração das células.
5. Ovos
A gema do ovo contém colina e vitamina B12, substâncias que protegem as células do cérebro e ajudam a manter o seu bom desempenho, mesmo com o avanço da idade. A síntese da acetilcolina ainda é favorecida, sendo um neurotransmissor importante para a memória e a concentração.
Embora o consumo de ovo já tenha sido motivo de muita controvérsia, seus nutrientes são benéficos para o organismo e ele não precisa ser retirado do cardápio. O ideal é apenas evitar excessos e procurar orientação profissional sempre que necessário.
6. Tomate
O tomate é rico em fisetina, que atua a fortalecer a memória e o bom desempenho cognitivo. Inclusive, é um dos principais compostos naturais na prevenção do Alzheimer. Contém ainda outro nutriente conhecido como licopeno, que é antioxidante e capaz de reduzir os riscos de diversos tipos de cânceres.
7. Brócolis
Juntamente com o espinafre, o brócolis ajuda a prevenir a depressão, que é uma das consequências mais comuns de uma rotina estressante. Por conter substâncias importantes para o bom funcionamento das células e do sistema nervoso – como vitaminas, ácido fólico e magnésio – vale a pena incluí-los na rotina alimentar.
Gostou de conhecer alguns alimentos para estimular a memória e diminuir o estresse? O cuidado com a saúde é fundamental para manter uma boa qualidade de vida! Siga nosso Facebook e Instagram e mantenha-se sempre atualizado.