Ter um filho é uma experiência incrível e transformadora, mas nem sempre é fácil — não é atoa que dizem que deveria vir com um manual de instruções. Diversas vezes os pais se encontram em situações nas quais não sabem exatamente o que fazer.
Lidar com as notas baixas do filho, por exemplo, pode trazer certa angústia e uma sensação de ter falhado em algum momento. Muitos pensamentos passam pela cabeça, como se a escola é a mais adequada ou porque ele não está motivado… Enfim, algo que justifique o ocorrido.
Então, se você se identifica com essa situação ou pensa que pode passar por isso um dia, não deixe de ler as dicas a seguir de como lidar melhor com isso.
1. Conversando sempre
A primeira coisa e a mais importantes delas é manter a calma e procurar a criança ou o jovem para conversar. É preciso tentar entender a razão das notas baixas, perguntando sobre suas dificuldades de aprendizagem e sentimentos.
Agir impulsivamente e reprimir a situação pode torná-la ainda pior, desmotivando o seu filho a tentar revertê-la. É melhor que ele compreenda que, com esforço e dedicação, poderá superar os resultados negativos.
2. Avaliando a sua rotina
Às vezes, nem o próprio aluno consegue identificar o motivo pelo qual o estudo não está sendo eficiente. Então, é preciso investigar outras razões como a falta de atenção, preguiça, descomprometimento ou até a falta de um local adequado para estudar.
Porém, é interessante chegar a um acordo e estabelecer um horário para que os compromissos escolares sejam cumpridos. O que pode acontecer é que a criança ou o adolescente está com uma rotina tão sobrecarregada, que acaba ficando cansado ou não se dedicando tanto aos estudos.
Aulas de inglês, música, esporte ou quaisquer outras atividades do tipo são ótimas para o seu desenvolvimento — mas ainda assim a prioridade deve ser o seu rendimento escolar.
3. Entrando em contato com a escola
Saber como é o comportamento do seu filho durante as aulas e demonstrar interesse em atuar em parceria com a escola para que ele supere suas dificuldades pode fazer toda a diferença.
Por exemplo: a timidez e a falta de interação social geram reações emocionais que podem afetar o seu rendimento. E não importa se dentro de casa ele é ativo e sociável, o professor é quem conseguirá analisá-lo melhor no ambiente escolar e fornecer mais detalhes.
4. Estimulando os estudos dentro de casa
Participar de sua vida escolar e ser um bom exemplo dentro de casa é essencial para que o seu filho perceba a importância que ele deve dar aos estudos. Se você é uma pessoa que não lê ou não valoriza o conhecimento, não adianta exigir que ele seja assim.
Responder ordens e cobranças pode até fazer com que ele passe de ano ou consiga um diploma, mas nem sempre que ele tenha verdadeiro interesse e prazer em aprender algo novo.
5. Reconhecendo seu esforço e os bons resultados
Quando você se depara com as notas baixas do filho também deve entender que o caso pode não ser revertido do dia para a noite. É possível que esse seja um caminho longo, com alguns tropeços e algumas melhorias.
Portanto, é bom que vocês comemorem as pequenas conquistas para incentivá-lo a querer sempre progredir. Isso não significa necessariamente fazer promessas ou comprar presentes, mas recompensá-lo de alguma maneira simples para que ele se sinta feliz e valorizado.
6. Procurando ajuda quando for necessário
Depois de tentar todas as dicas acima e ainda assim perceber que a dificuldade não foi superada, é melhor procurar ajuda. Profissionais de áreas como a psicologia e a pedagogia podem ter técnicas para avaliar e solucionar o caso que fogem do seu domínio.
Nesse sentido, existem alternativas como aulas particulares, psicoterapia e até consultorias educacionais especializadas para facilitar esse processo e acompanhar o aluno. O mais importante é não deixar que ele perca de vez o interesse e a disposição para estudar!
E então, você acha que essas dicas para lidar com notas baixas do filho podem ser úteis? Siga as nossas redes sociais, como Facebook e Instagram, para continuar acompanhando as novidades sobre este e outros assuntos!