Não é só na sala de aula que a educação acontece. Toda experiência é uma oportunidade de aprendizagem e as histórias que ouvimos dos outros, reais ou fictícias, não nos deixam esquecer que o mundo é muito grande e que há incontáveis formas de aprendê-lo.
Nesse sentido, a arte e o entretenimento se recobrem de um valor formativo, principalmente se a experiência estética for acompanhada de reflexão. Por isso, apreciar objetos da cultura com seus filhos é uma boa estratégia para apresentá-los aos valores do nosso tempo e enriquecê-los com novas formas de se expressar.
Já falamos anteriormente aqui no blog sobre alguns seriados que cumprem muito bem esse papel. Hoje é dia de lembrar da sétima arte e falar de cinco filmes educacionais que podem, ao mesmo tempo, emocioná-los e render um bom papo.
As cinco dicas do post de hoje estão organizadas por faixa etária, começando nos filmes indicados para jovens de 10 a 12 anos e terminando naqueles que exigem mais maturidade. Confira!
1. Operação Big Hero (2014)
É uma animação genial da Disney, baseada numa HQ também incrível da Marvel. Após a morte trágica do seu irmão Tadashi, Hiro, um jovem gênio da robótica, resolve se reconectar com suas memórias revisitando o seu antigo projeto de robô-enfermeiro, Baymax. O que Hiro não esperava é que o surgimento de um supervilão o levaria a fazer grandes mudanças no seu design.
Além de aliar ação e emoção na dose certa, levanta temas bastante interessantes sobre violência, coragem e a natureza de um herói. Assista ao trailer!
2. Divertida Mente (2015)
Não é raro a Pixar nos surpreender com um filme brilhante. Esta animação conta a história de Riley, que acabou de se mudar e tem dificuldade de se adaptar à nova vizinhança, mas as verdadeiras protagonistas são as emoções de Riley — personificações de alegria, tristeza, medo, raiva e nojo que vivem dentro da sua cabeça.
Perfeito para aprender de forma leve sobre conceitos da psique humana, como memória e subconsciente, mas também para introduzir uma conversa com seu filho sobre depressão. Veja o trailer!
3. Aos treze (2003)
A adolescência é um período muito importante na formação da personalidade de uma pessoa. É quando ela começa a experimentar um nível crescente de independência e a lidar com as consequências das suas escolhas. É esse tipo de transformação pelo qual passa Tracy, em Aos treze, ao viver entre o choque dos valores dos seus novos amigos da escola e os da sua família.
Muito bacana para discutir sobre a influência que outras pessoas podem ter nas nossas escolhas e sobre o uso de substâncias ilícitas. Confira o trailer.
4. Juno (2007)
Estrelado por Ellen Page e Michael Cera, o filme conta, com leveza e bom humor, a história de uma adolescente que engravida do seu melhor amigo. A partir desta descoberta ela começa a explorar diversas possibilidades de como lidar com a reviravolta em sua vida.
A realidade dos personagens do filme é bastante diferente da nossa — ele se passa no Canadá —, mas isso não torna o tema menos pertinente para uma conversa com seus filhos de 16 anos sobre métodos contraceptivos e aborto. Assista ao trailer!
5. Moonlight (2016)
Com roteiro e fotografia de tirar o fôlego, não é à toa que Moonlight ganhou o óscar de melhor filme. Acompanha de perto três momentos da vida de Chiron, começando pela sua infância enquanto menino negro num bairro periférico de Miami, passando pelos episódios de bullying na sua adolescência e terminando na sua vida adulta.
É um ótimo filme de coming of age para discutir temas relativos à identidade negra e à homossexualidade, mas também os impactos causados por ideais inalcançáveis de masculinidade. Confira o trailer!
Gostou das nossas dicas de filmes educacionais? Então assine a nossa newsletter e não perca as próximas!