Seu filho anda desinteressado pela escola? As atividades para casa viraram uma aflição? Transforme o estudo em um momento divertido! Com os seriados educativos, o entretenimento se torna um aliado para educação.
Matemática, Física, História e outras áreas podem ser enriquecidas com as séries. O jovem se interessa mais quando o assunto abordado em aula também é visto no seu cotidiano. Quer saber quais são os melhores seriados? Confira a lista que preparamos para você!
1. Cosmos: Uma Odisseia no Espaço
Nada como começar com um clássico! Idealizado pelo astrônomo Carl Sagan, exibido na televisão brasileira em 1982. É possível que você se lembre da infância vendo a série!
Muito popular, influenciou uma geração de cientistas — até o atual apresentador, Neil deGrasse Tyson. Atualizada para as questões científicas atuais, Cosmos une sua fórmula de sucesso com os efeitos especiais mais avançados para explicar o universo.
No programa, Tyson explora várias áreas da ciência para abordar o surgimento da nossa espécie e até o do universo. Ótima dica para quem está de olho no vestibular!
2. O Mundo de Beakman
No início uma coluna de jornal, este programa ficou conhecido por ter incentivado a divulgação da ciência. Vários cientistas e pesquisadores afirmam ter escolhido a carreira com a ajuda do programa.
Nele, o cientista Beakman respondia cartas de crianças (e adultos) com experimentos científicos, junto a seu rato Lester e suas assistentes de laboratório. As dúvidas das cartas podem até ser as mesmas que seus filhos têm na escola. Que tal dar essa mão para os professores?
3. The Big Bang Theory
Como Mundo de Beakman, este é um seriado para se gritar “Eureka!” — ou melhor, “Bazinga!”: Big Bang Theory descomplica e humoriza a ciência, trazendo o mundo das teorias e cálculos para o dia a dia. Não à toa, vários cientistas são fãs.
O mote é a convivência de um grupo de jovens pesquisadores universitários com uma vizinha atraente, mas nada científica. Questões como aceitação social, popularidade e timidez são exploradas na série, tornando-a mais humana e próxima de jovens do ensino médio ou do superior.
O roteiro da série é revisado semanalmente por um professor de Física e Astronomia da Universidade da Califórnia. É ele, inclusive, que decide quais fórmulas aparecem nas lousas durante a série. Gargalhadas e Einstein de mãos dadas!
4. Doctor Who
Centrada em um viajante do tempo e do espaço, essa série bem-sucedida está há mais de 50 anos no ar. Nela, o Doutor Who (“Doutor Quem”) visita diversas eras e culturas, frequentemente indo a civilizações antigas e eventos históricos. Aventura, risos e suspense garantidos!
Um estudo realizado na Inglaterra e nos EUA afirma que seriados comuns, não voltados necessariamente à educação, têm potencial para ajudar na aprendizagem. Eles geram questões que, quando debatidas entre, propiciam a aprendizagem de vários temas. Confira a classificação indicativa e reúna a família para assistir!
Com todos esses seriados educativos, estudar vai ser uma diversão para os jovens! Mais ainda, eles podem te ajudar a conciliar seu tempo livre com seus filhos. Isso aproxima vocês e ajuda a identificar possíveis problemas de aprendizagem. Porém, com moderação: às vezes, reduzir distrações pode ser bom para o ambiente de estudo.
Gostou da nossa lista de seriados educativos? Qual deles seu filho já assiste? Tem alguma sugestão? Comente aqui no post!