Por envolver grandes consequências na vida dos jovens, o momento do vestibular é conhecido por fazê-los se sentirem bastante pressionados.
Ainda assim, a pressão sozinha nem sempre é capaz de instigá-los a manter o pique de estudo ao longo do ano. A desmotivação na fase pré-vestibular pode estar relacionada a uma série de fatores, como:
- não perceber a dimensão da transição do ensino básico para o superior;
- não se sentir capaz de estudar todo o conteúdo em pouco tempo;
- ter dificuldade em compreender a matéria;
- achar o estudo frequente repetitivo ou não enxergar o seu impacto na aprovação.
E se isso tudo acontece na sua casa, não se preocupe! No post de hoje, veja 4 dicas para ajudar o seu filho a driblar os problemas da fase pré-vestibular. Confira!
1. Leve o seu filho para conhecer uma universidade
Muita coisa se transforma da escola para a faculdade. A responsabilidade é diferente, as disciplinas ficam mais puxadas, as relações com colegas e professores mudam bastante. É uma transição chocante na vida do estudante, mas, talvez, o seu filho não tenha se dado conta disso.
Uma boa forma de motivá-lo nesse sentido é levando-o para conhecer o espaço de uma universidade. Procure por eventos que sejam abertos ao público nas instituições próximas de você: em geral, essas informações são facilmente localizáveis nos sites.
Algumas universidades contam com eventos que permitem que os estudantes do ensino básico ou em fase pré-vestibular visitem seus institutos ou mesmo realizem atividades com o auxílio de alunos da graduação.
2. Mostre ferramentas que ajudam na rotina de estudos
A lista de conteúdos do vestibular é bastante extensa, parece até que não acaba! A quantidade de matéria e o nível de detalhamento que o estudante precisa conhecer parecem esmagadores. É necessário que o seu filho se sinta capaz de cobrir todo o conteúdo durante o ano.
Isso se resolve com organização. Atualmente, há vários aplicativos de celular que podem ajudar o seu filho a monitorar o tempo e a organizar a rotina. Apresente-os a ele!
O Forest, por exemplo, ajuda o usuário a se manter longe do celular e a focar nas tarefas. Ele também permite que se faça um balanço das horas estudadas ao longo da semana.
Já o LifeRPG pode ajudar o seu filho a planejar e dividir suas metas em tarefas menores e mais fáceis de realizar. Sem contar que o aplicativo trata as metas da vida real como um game, o que leva o usuário a encará-las de forma lúdica.
3. Procure ajuda de especialistas
Estudar para o vestibular pode ser muito solitário. É importante que o seu filho tenha a quem recorrer quando os livros pararem de fazer sentido. Nesses momentos, um acompanhamento individual com um profissional pode ser valioso e recobrar a segurança do estudante em sua própria capacidade.
As aulas particulares são um ótimo recurso para resolver esse problema. O professor particular, ao acompanhar o desenvolvimento do seu filho, será capaz de encontrar as maiores dificuldades dele e saná-las.
4. Crie um sistema de recompensas
As formas mais eficientes de regular a motivação de alguém são as que tornam a tarefa a ser cumprida mais valiosa ou que ajudam o sujeito a se sentir mais preparado para realizá-la. É o caso das três dicas acima.
Porém, às vezes, nada disso dá conta, né? Portanto, a nossa quarta dica é para emergências e deve ser usada em adição às outras para transformar o estudo numa atividade mais instigante para o seu filho.
Como nós nem sempre conseguimos nos motivar por conquistas de médio e longo prazos — como a aprovação no vestibular —, o truque é inserir recompensas no meio do processo. Ou seja, você pode premiar o seu filho a cada semana em que a rotina de estudos for cumprida.
Como serão frequentes, essas gratificações não devem ser caras, mas valiosas para ele: uma carona para o cinema, jogar videogame no fim de semana, comer um lanche gostoso.
Lembre-se: o gerenciamento dos prêmios deve ser rígido, então, nada de recompensar se a tarefa não for cumprida!
Gostou das nossas dicas para motivar os filhos na fase pré-vestibular? Usa outras técnicas motivadoras? Não deixe de contar para a gente nos comentários!